dicas-para-quem-vai-comprar-um-apartamento-pequeno
fonte: Pinterest

A maioria dos apartamentos mais modernos oferece opções eficazes e práticas no condomínio, ou seja, no espaço comum do prédio, com piscinas, salão de jogos, academia interna, múltiplos serviços porta a porta – tudo para facilitar a vida dos moradores. Em compensação, é cada vez mais frequente que tantos benefícios aconteçam em edificações com apartamentos que sejam menores, onde se viva na área particular com espaços mais reduzidos.
Desse modo, é conveniente procurar maneiras de distribuir os móveis nos cômodos sem que se prejudique a circulação nos ambientes, aproveitar mais os espaços e criar certas impressões de ampliação espacial. Este é o seu caso? Então confira algumas dicas para otimizar o ambiente!

Use cores claras

Tons escuros são mais difíceis de iluminar e criam um resultado visual de achatamento e redução. Aplicar nas paredes e nos revestimentos uma pintura em cores mais leves e claras, como branco, bege, cinza médio e matizes pastéis produzirá uma sensação de amplitude no ambiente. Um artifício muito usado é pintar paredes e teto com uma mesma cor, porque a continuidade dos contornos do ambiente passa a ideia de volume único e maior.

Economize na quantidade de móveis

Não exagere na quantidade de móveis nos ambientes de sua habitação. Nos móveis maiores, prefira aqueles que sejam modulares. No caso de cadeiras, mesinhas de centro e de canto, além dos outros objetos de médio porte, opte pelo essencial. Distribua o mobiliário em uma disposição que seja prática e mais eficiente para sua rotina, em vez de prejudicar a circulação. Não abuse ainda nos itens de decoração.

Autora: Arquiteta Ana Brito