Os bichinhos de estimação fazem parte da família e, na maior parte do tempo, estão nos sofás, camas, tapetes ou circulando pela casa.
Essas 7 dicas mostram que é possível ter pets e não abandonar a boa decoração do seu lar.
dicas-de-decoracao-para-quem-tem-animais-de-estimacao (8)
fonte:google

1.Piso

dicas-de-decoracao-para-quem-tem-animais-de-estimacao (7)
fonte: casa.com

Se for reformar, pense bem antes de escolher o piso. Primeiro, fuja de carpetes que acumulam pelos, sujeiras e são super difíceis de limpar. O piso de madeira é uma boa opção, mas cachorros de grande porte podem arranhá-lo com as unhas enquanto correm. Pedras naturais como mármore e granitos são muito porosos e um xixi no local errado pode virar uma mancha permanente. Devido a facilidade na limpeza e ser pouco escorregadio, o cimento queimado é uma ótima opção. Mas, uma opção que agrada a maioria das pessoas, é fácil de limpar e difícil de arranhar, são as cerâmicas, só tome cuidado para que não sejam muito lisas, ficam escorregadias e quando o cachorro corre é mais difícil “frear”, o que pode prejudicar as articulações.

2.Pintura
Bichinhos que ficam dentro de casa sempre acabam passando as patinhas nas paredes, portas e batentes para pedir algo, então logo mais, sua parede branquinha estará toda manchada. A dica é aplicar nas paredes uma tinta com acabamento acetinado que, além de ser mais sofisticada, é fácil de limpar.

3.Tapetes

dicas-de-decoracao-para-quem-tem-animais-de-estimacao (6)
fonte:google

Muitos cachorros, para chamar atenção dos donos, quando ficam sozinhos, fazem xixi nos tapetes, se esse for o caso do seu pet, talvez o melhor seja não ter tapetes. Para quem optar por colocar um tapete, que tem sua importância da decoração, a dica é que seja um tapete de fio curto, para não acumular muitos pelos e ser mais fácil de limpar. A melhor opção de tapete para quem tem pet são os de sisal ou os de fibra sintética que imitam o sisal.

4.Plantas
Plantas são muito utilizadas na decoração de ambientes, mas quem tem um animal de estimação deve tomar cuidado. Se a planta estiver ao alcance do pet certifique-se que não é uma espécie venenosa. Essa dica vale especialmente para os filhotes que são muito curiosos e comem de tudo.

5.Estofados
Para evitar acidentes nos estofados, como puxar linha ou sujeira trazida nas patas, indicamos uma capa sob medida para seu sofá. A capa deverá ser de um tecido com tramas fechadas, como microfibra ou poliéster, para evitar que os bichinhos não enrosquem as unhas e puxem os fios.

dicas-de-decoracao-para-quem-tem-animais-de-estimacao (5)
dicas-de-decoracao-para-quem-tem-animais-de-estimacao (4)
fonte: pinterest

6.Objetos decorativos
O ideal é que fiquem sobre prateleiras para o pet não ter fácil acesso. Mas no caso de gatos, mesmo colocando os objetos sobre as prateleiras é importante que eles não sejam frágeis. Se optar por colocar objetos em locais baixos como mesinha de centro ou rack, opte por itens que não sejam pontiagudos e que sejam mais pesados, afinal você não vai querer seu labrador abanando o rabo e derrubando todos os objetos da sua mesinha.

dicas-de-decoracao-para-quem-tem-animais-de-estimacao (3)

dicas-de-decoracao-para-quem-tem-animais-de-estimacao (2)
fontes: pinterest e casa.com

7.Área para o pet
Segundo especialistas em comportamento canino, é importante que os pets tenham seu próprio espaço para brincar e relaxar. Então reserve um espaço na casa, que seja agradável e confortável, para ser o cantinho do seu pet. Lá ele encontrará sua cama e seus brinquedos. Isso evita, caso os donos não gostem, que ele fique no sofá e na cama. Neste, ou em outro espaço, você poderá sempre deixar água fresca e servir sua alimentação.

dicas-de-decoracao-para-quem-tem-animais-de-estimacao (1)
fonte: pinterest

Autora: arquiteta Ana Brito